Sua versão do navegador está desatualizado. Recomendamos que você atualize seu navegador para uma versão mais recente.

Desde 2003 e após a publicação do livro "Crise e Prosperidade Comercial, Financeira e Política" de Marcelo Henriques de Brito, foram expostas novas ideias e propostos conceitos originais com alcance global em economia e finanças que se sustentam mesmo após a ocorrência de eventos de impacto como a chamada a Crise Financeira de 2008 e a Crise no Brasil em meados da década de 2010.

Destacam-se:

  • Um novo índice que possibilita uma consistente explicação sobre a relevância da variação cambial nas decisões de investimento e também no processo de precificação e reajustes de preços no Brasil e no mundo, incluindo uma analogia original de uma planta industrial para descrever como o fluxo de divisas impacta as transações internas de um país.
  • A Equação Emissão-Inflação que, junto com o correlato Diagrama EID, (Estagflação-Inflação-Deflação), esclarece vínculos entre política monetária e política fiscal, além de fundamentar teoricamente a Teoria Quantitativa da Moeda e a Equação Geral de Trocas.
  • O Modelo IEA (Interesse-Expectativa-Atitude) que representa uma nova forma de visualizar os desafios na comunicação humana e aspectos de finanças comportamentais.


Existe um comprometimento de Marcelo Henriques de Brito e da PROBATUS na disseminação da educação e de métodos de aprendizagem, inovação e absorção de conhecimento com aplicação prática.

Há vários artigos na área de educação e de métodos de aprendizagem, inovação e absorção de conhecimento com aplicação prática. Estes artigos e publicações foram elaborados ao longo de anos por Marcelo Henriques de Brito e estão relacionados às atividades oferecidas pela PROBATUS.


1 - Metodologias ativas de aprendizagem e comentários sobre ensinar, estudar e pesquisar são assuntos tratados no vídeo com Marcelo Henriques de Brito que o elaborou a partir de apresentação feita no IBMEC Rio de Janeiro em junho de 2020.


O vídeo pode ser acessado no YouTube a partir das 21h15min de segunda, 13 de julho de 2020.

acesse o vídeo Metodologias ativas de aprendizagem

https://www.youtube.com/watch?v=7YmQB2q1tno


2 - É recomendável a leitura do artigo Active Learning with Smartphones in the Learning Environment to Access Search Engines, Respond Surveys with QR Code, and Make Videos.

elaborado por

Marcelo Henriques de Brito, José Luiz Niemeyer dos Santos Filho, and Samuel de Jesus Monteiro de Barros

Este trabalho foi apresentado e publicado nos anais do XLIII Encontro da ANPAD – EnANPAD2019, promovido pela ANPAD (www.anpad.org.br).

acesse o artigo

https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3465557


3 - A repercussão e o interesse da palestra com os debates sobre Educação á Distância a partir da Residência no ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO na quarta-feira, 08 de abril de 2020, motivou o artigo Educação à Distância complementa a Educação Presencial de Marcelo Henriques de Brito.

O artigo sintetiza as principais ideias no mencionado vídeo e foi publicado em abril de 2020 como editorial do Boletim do ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO.

acesse o artigo

Educação à Distância complementa a Educação Presencial


Seguem três vídeos sobre vivências com educação à distância (remoto e posteriormente híbrido).


Vídeo A - Sobre Educação à Distância a partir da Residência em abril de 2020.

Oportunidades e desafios com educacação à distância foi o tema da reunião do ROTARY CLUB DO RIO DE JANEIRO na quarta-feira, 8 de abril de 2020. Houve uma palestra por Marcelo Henriques de Brito com duração aproximada de 16 minutos. Em seguida, ocorreram vários depoimentos de participantes de diversas áreas com debates de ideias com duração aproximada de 44 minutos. A gravação foi editada de forma a focar no conteúdo da palestra e dos depoimentos com debates de ideias.

acesse o vídeo Educação à Distância a partir da Residência

https://www.youtube.com/watch?v=0N_q17UxnsE


Vídeo B - Experiência com aulas virtuais em finanças no IBMEC desde março 2020.

Marcelo Henriques de Brito compartilha sua experiência com o início das aulas virtuais em finanças no IBMEC Rio de Janeiro a partir da metade do mês de março de 2020, quando iniciou a quarentena devido à Pandemia do Coranavírus Covid-19. O vídeo com data de 31 de março de 2020 está em português com legendas em inglês.

acesse o vídeo Experiência com aulas virtuais em finanças no IBMEC desde março 2020

https://www.youtube.com/watch?v=2lz9sFr99Wg


Vídeo C - Experiência com Ensino Híbrido iniciado em agosto de 2021.

Em agosto de 2021, Marcelo Henriques de Brito relata o momento histórico no IBMEC Rio de Janeiro com o início do ensino híbrido, quando há participação em sala (presencial) e também participação simultânea online de estudantes pelo Microsoft TEAMS. É um vídeo de 2 minutos e 30 segundos que relembra o início de uma nova fase no processo de retorno às atividades didáticas presenciais.

acesse o vídeo Experiência com Ensino Híbrido iniciado em agosto de 2021

http://www.probatus.com.br/Videos/env-Relato_Ensino-H%C3%ADbrido_IBMEC_Marcelo%20HdB_10-agosto-2021.mp4


A PROBATUS e Marcelo Henriques de Brito acreditam na relevância de processos de educação e transmissão de conhecimento que sejam úteis com aplicação prática. Assim, reiteramos que ao oferecer cursos e seminários, a PROBATUS constantemente observa que é preciso Educar para estabelecer transações (tal como exposto no artigo publicado na página 14 da edição de 21 de dezembro 2004 do Caderno Educação do jornal Folha Dirigida):

Artigo de Marcelo Henriques de Brito na Folha Dirigida em 21/12/2004

Para informações sobre outros trabalhos e realizações, consulte o Currículo de Marcelo Henriques de Brito na Plataforma Lattes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil).

http://lattes.cnpq.br/2930473403013872


Veja alguns artigos selecionados em finanças, comunicação e relações internacionais na aba " Artigos "

Para obter informações adicionais sobre PROBATUS e Marcelo Henriques de Brito, favor acessar:

http://br.linkedin.com/in/probatus  

 

Para entrar em contato:

PROBATUS Consultoria

Av. Nossa Sra. Copacabana 1059 sala 902, Rio de Janeiro, Brasil

Número de telefone: +55(21)25225815

Endereço de e-mail: consulta@probatus.com.br

 

Muito Obrigado pelo interesse e compreensão. 


PROBATUS Consultoria no mapa: